2 min

Principais perguntas e respostas sobre Chuveiros e Lava Olhos de emergência

07 jun 2022 | Leitura: 03 MIN

Share

  • Qual a diferença entre os equipamentos?
    O que difere os modelos pode ser o tipo (conjugado (chuveiro + lava olhos) ou isolado (chuveiro ou lava olhos)); o material que é fabricado (tubulação aço carbono + cuba/crivo inox, total inox ou pvc); e a forma de acionamento (manual, pedal, semi-automático e automático).
  • Qual equipamento devo instalar?
    A necessidade é definida a partir dos tipos de produtos químicos e nas tarefas realizadas no local. Deve ser realizada uma análise para definir qual a proteção ideal: chuveiro de emergência, lava-olhos ou ambos – chuveiro e lava olhos.
    Chuveiro de emergência é ideal para lavar apenas a cabeça e o corpo do usuário, e não deve ser utilizado ​nos olhos – com risco de causar danos – devido à alta pressão do fluxo de água.
    Os lava olhos são projetados para lavar apenas a área dos olhos e rosto. Alguns locais podem oferecer perigo limitado apenas a essas partes do corpo.
    O equipamento conjugado (chuveiro + lava olhos) é o dispositivo mais protetor e deve ser priorizado sempre que possível. Também é apropriado em áreas de trabalho onde faltam informações detalhadas sobre os perigos, ou onde existem muitos produtos químicos, com propriedades diferentes.
  • Em que local devo instalar?
    Recomenda-se a instalação entre 16 e 17 metros (aproximadamente 10 segundos de distância) do local de risco, ou seja, onde são armazenados, transportados ou manipulados os produtos químicos. Deve ser posicionado em local bem iluminado, sem obstruções (escadas, portas, barreiras, degraus etc), e devidamente sinalizado.
  • Que tipo de manutenção o equipamento exige? 
    A manutenção deve ser constante, obedecendo uma periodicidade de limpeza, inspeção e teste (acionados e mantidos em funcionamento por ao menos 1 minuto) semanalmente.